Brain Connection
1º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem
Estudantes ganharam DVD com história
Escritora autografou alguns de seus
Oficina de literatura infantil most
Vamos falar de educação
Especialistas se reuniram na capital mineira para discutir temas atuais da área. Educore participou do evento e contribuiu com o debate.
Belo Horizonte recebeu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro o Brain Connection, 1º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de educação, saúde e neurociências de várias regiões do país para um momento de troca de experiências e conhecimentos sobre a Neuroeducação e a Educação do século XXl – Atuação Multidisciplinar, tema do Congresso.
A Associação Educore marcou presença no evento com três oficinas que mostraram a importância de uma boa leitura na infância. Em uma dessas oficinas, o presidente da Educore, Márcio Patrus, e a autora Marismar Borém apresentaram ao público o conceito de Pedagogicamente Responsável, uma forma de estimular a produção e o consumo de materiais com conteúdo relevante para as crianças, transmitindo a elas valores morais e éticos.
Essa ideia nasceu junto com a Educore ao reunir pais, profissionais da educação, e entusiastas da infância preocupados com os conceitos que estão sendo apresentados às crianças - dos quais muitos vão na contramão da formação de valores sólidos para a vida – e influenciam negatividade a principal fase de formação do ser humano.
Hora do livro
Na oficina “Que livro escolher?”, Marismar Borém convidou os congressistas a refletir sobre a escolha dos livros infantis. O objetivo é mostrar a importância de obras que ajudam a estimular o cérebro das crianças na contação de histórias.
Já a comunicóloga e professora infantil, Tatiana Camargos, associada à Educore, levou para o público a oficina “Brincar de ler – Menos Ipad e mais histórias para a criança”, abordando temas como o prazer da leitura, o hábito de ler em casa, estímulos cognitivos, entre outros.
Também participou do evento a neurologista pediátrica, Liubiana Araújo com a palestra Neurodesenvolvimento Cerebral. A Educore ainda doou o DVD “O chute mais forte do bairro” para os alunos da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia que se apresentaram no Congresso.