top of page

Brain Connection

1º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem

Vamos falar de educação

 

Especialistas se reuniram na capital mineira para discutir temas atuais da área. Educore participou do evento e contribuiu com o debate.

Belo Horizonte recebeu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro o Brain Connection, 1º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de educação, saúde e neurociências de várias regiões do país para um momento de troca de experiências e conhecimentos sobre a Neuroeducação e a Educação do século XXl – Atuação Multidisciplinar, tema do Congresso.

A Associação Educore marcou presença no evento com três oficinas que mostraram a importância de uma boa leitura na infância. Em uma dessas oficinas, o presidente da Educore, Márcio Patrus, e a autora Marismar Borém apresentaram ao público o conceito de Pedagogicamente Responsável, uma forma de estimular a produção e o consumo de materiais com conteúdo relevante para as crianças, transmitindo a elas valores morais e éticos.

Essa ideia nasceu junto com a Educore ao reunir pais, profissionais da educação, e entusiastas da infância preocupados com os conceitos que estão sendo apresentados às crianças - dos quais muitos vão na contramão da formação de valores sólidos para a vida – e influenciam negatividade a principal fase de formação do ser humano.

Hora do livro

 

Na oficina “Que livro escolher?”, Marismar Borém convidou os congressistas a refletir sobre a escolha dos livros infantis. O objetivo é mostrar a importância de obras que ajudam a estimular o cérebro das crianças na contação de histórias.

 

Já a comunicóloga e professora infantil, Tatiana Camargos, associada à Educore, levou para o público a oficina “Brincar de ler – Menos Ipad e mais histórias para a criança”, abordando temas como o prazer da leitura, o hábito de ler em casa, estímulos cognitivos, entre outros.

 

Também participou do evento a neurologista pediátrica, Liubiana Araújo com a palestra Neurodesenvolvimento Cerebral. A Educore ainda doou o DVD “O chute mais forte do bairro” para os alunos da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia que se apresentaram no Congresso.

bottom of page