top of page

Revivendo memórias

Projeto “Brincando com as palavras” utiliza livro Pedagogicamente Responsável para inspirar alunos 

O Instituto Dimensão, escola de Belo Horizonte, desenvolve anualmente um projeto literário com o objetivo de despertar nos seus alunos o gosto pela leitura. Este ano, “Memórias” foi o tema escolhido para ser trabalhado com as turmas. O desenvolvimento do projeto "Brincando com as palavras" ocorreu a partir da leitura do livro “A Lanterna de Pirilampos”, da autora Isabel Cristina Faria Freitas - que leva o selo Pedagogicamente Responsável da Educore. A sugestão da obra, aprovada pelos professores da instituição, veio da Coordenadora Valéria Veiga.  

A leitura de “A Lanterna de Pirilampos” levou os alunos do primeiro ao quinto ano por um passeio pelas memórias da infância da autora, quando ela passava as férias na casa dos avós paternos no interior de Minas Gerais. Depois de lerem o livro, as professoras desenvolveram um trabalho literário e gramatical, de acordo com a série das crianças.

 

Falando sobre lembranças

 

A próxima etapa do trabalho foi um bate papo com a autora, convidada pela escola a participar dessa iniciativa. Os alunos fizeram várias perguntas à Isabel sobre todos os aspectos do livro. A escritora também aproveitou para abordar alguns conceitos, apresentados na obra, que ela considera importantes, como a ideia de que “é preciso viver intensamente para ter lembranças”, “recordar é reviver com o coração e para isso é preciso recordar com gratidão” e “que as crianças também têm memórias e cada uma delas tem uma história”.

 

As professoras convidaram os alunos a descobrir essas memórias junto com suas famílias. Como resultado, cada criança escreveu e fez ilustrações sobre sua vida e, com a ajuda dos pais, construiu uma caixa de lembranças com objetos da sua primeira infância. Tudo que os alunos produziram foi reunido e se transformou em um livro coletivo.

 

Nos dias 17 e 18 de novembro, os alunos, seus familiares, professores e a escritora Isabel Freitas se encontraram para o encerramento do projeto em uma tarde que teve ainda a entrega de exemplares do livro produzido pelas crianças com autógrafo para as famílias. “Fiquei encantada com o envolvimento dos alunos no projeto e o carinho dos pais e avós presentes. Ver também que meu livro se completou com a leitura de cada criança e o trabalho competente e sensível das professoras me deixou emocionada e grata, além de ter a certeza de estar contribuindo para a formação de muitas crianças”, destaca Isabel Cristina.  

bottom of page