top of page

Belo Horizonte, junho de 2016 

 A infância é um assunto importante, não é? Vamos combinar? Sem dúvida alguma a infância é a principal etapa de formação do ser humano! É nesta fase que recebemos a base sobre nossa estrutura física, psicológica e moral. Infância bem vivida gera adultos bem formados, conscientes de sua responsabilidade consigo mesmos e com o mundo.

Mas ao lermos as notícias do dia a dia percebemos que algo não vai bem: violência, abandono, abuso físico e moral de crianças e adolescentes. Este fato tem promovido a intensificação da discussão sobre os primeiros anos de vida e sua influência na vida adulta.

 

Diante deste cenário, nós, um grupo de pais e profissionais de diversas áreas, nos unimos para fazer nossa parte frente aos problemas da infância. Entendemos que, dentre vários fatores, as dificuldades da vida adulta são resultado de uma má formação de conceitos-chave para a convivência humana: respeito, gratidão, honestidade, valentia, dentre outros, podem ser observados como formadores de uma vida mais feliz e construtiva.

Sabendo disso, fomos à procura de materiais com conteúdo pedagógico relevante para nossas crianças, mas percebemos que muitos daqueles materiais glorificados pelo mercado editorial de massa, recheados de materiais gráficos de ultima geração e personagens carismáticos, apresentam conceitos que vão na contramão da formação de valores sólidos para a vida. Consequentemente estes conceitos estarão, depois de muitos anos de exposição intensa, presentes na vida adulta.

 

Nós, entusiastas da infância, vimos que a tarefa não seria fácil: teríamos que iniciar um cadeia de produção de livros (e outros produtos) com conteúdo relevante para nossas crianças. Nos unimos formalmente para a criação da Associação Educore, uma entidade sem fins lucrativos para a promoção e produção de materiais que venham a contribuir para a formação integral da infância.

 

A nossa associação baseia-se em um conselho editorial formado por diversos profissionais ligados à infância e que avaliam obras de diferentes autores, conferindo o selo “Pedagogicamente Responsável” às que apresentam formas alegres e instigantes de levar bons exemplos para nossas crianças. 

 

Esperamos que muitos mais nos acompanhem nesta nobre tarefa! Envolva-se com este movimento a favor da infância!

 

Nosso cordial abraço,

Entusiastas da Infância - Associação Educore

bottom of page